26. Zênite

24. Xácara

[Se quiser, veja o início desta série lendo a parte 1. Aniversário]



Neste ponto da história,
Leitor fiel, leitora amiga,
Uma xácara vou compor,
Um poema ou cantiga.

A razão é mui singela:
Há um encontro a narrar
Que transborda de emoção,
E eu preciso me acalmar.

Quero apenas descrever
Como foi que aconteceu,
E neste molde mais formal
Vou dizer o que ocorreu.

Cláudia sente a obrigação
De voltar a encontrar
Com pessoas tão amadas
Que precisam perdoar!

Ela sofre de antemão,
Chora pela dor que já causou;
Mas se lembra que o perdão
É um dom que Deus doou.

Ansiosa, mas convicta,
Parte para o antigo lar;
Com o esposo e a filha,
Estende as asas a voar.

Sr. José e sua esposa,
Avisados de antemão,
Se entregam ao Senhor
Em fervente oração!

Como é longa a viagem!
Quanto tempo se passou!
Quantos sonhos sepultados!
Quanta dor de quem amou!

E finalmente chega a hora
Que não posso descrever;
Mas garanto que este dia
Eu jamais vou esquecer.

Foi em meio a muito choro
Que a família se uniu;
Mas de todos que sofreram,
Foi a mãe quem mais sentiu.

Cláudia tinha preparado
Muitas coisas pra dizer,
Mas a mãe, aflita,
Não consegue se conter.

Um abraço forte como as ondas
Disse mais do que eu ouvi;
Um olhar profundo como os mares
Me encobriu, e me perdi.

Houve um choro precioso
De quem sabe perdoar,
Houve abraços e desculpas
Que não posso aqui narrar.

Houve tanta coisa em pouco tempo,
Que nem sei o que se deu,
Mas meu coração confuso
Sabe bem o que ocorreu.

Basta. A família se uniu,
E agradece ao Pai de amor.
Cicatrizes permanecem;
Não se esquece, é claro, a dor;
Mas o perdão já traz alívio
Alicerçado no amor.

Basta. A longa noite se encerrou,
E o dia nasce devagar.
Há muito ainda a fazer,
Muito ainda a perdoar.
Mas todos querem, juntos,
Nesta estrada caminhar.

Sr. José se põe de pé:
“Demos graças ao Senhor
Que curou as chagas vis
E mostrou-nos Seu amor”.
“Amém!”, dizem todos,
Adorando ao Criador.

D. Maria afaga a filha
Que há anos se perdeu;
Sr. João abraça a filha
Que a pouco conheceu;
Sr. José e Davi oram
Ao Senhor que tudo deu.

Eles querem sossego,
E devemos nos retirar.
Outro dia voltaremos
Para a história continuar.


Comentários